Editorial

LiSBoA eScoLHeU EVoLUiR

Vivemos um momento de emergência e de grande mudança no planeta Terra.

O momento em que os humanos substituem a natureza como força ambiental dominante e em que as cidades assumem um papel decisivo no futuro da espécie. Porque é nas cidades que mais pessoas vivem, é nas cidades que se decide o futuro da Terra.

Os alertas chegam de todo o lado. Da comunidade científica, das Nações Unidas, do Parlamento Europeu, que em novembro declarou o estado de emergência climática e ambiental.

Na imprensa, nas redes sociais, nas ruas... especialistas, líderes mundiais, artistas e cidadãos, crianças e adolescentes, manifestam-se e exigem medidas urgentes aos governantes.

Lisboa reconhece a sua posição relativa no planeta mas há muito que escolheu evoluir no caminho da sustentabilidade. Assinou o Pacto dos Autarcas, comprometeu-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e participa em várias redes de trabalho internacionais, assumindo reduzir em 60% as emissões de CO2 até 2030, alcançar a neutralidade carbónica até 2050 e tornar-se uma cidade cada vez mais resiliente às alterações climáticas.

Pelo que fez e pelas ambiciosas metas ambientais que se compromete alcançar no futuro, Lisboa foi distinguida pela Comissão Europeia com o galardão de Capital Verde Europeia 2020.

Nos últimos anos, a cidade evoluiu em todos os parâmetros ambientais: gestão da água, produção e consumo de energia, políticas de promoção da mobilidade sustentável, tratamento dos resíduos e aumento das zonas verdes em mais de 300 novos hectares.

Uma distinção que vamos celebrar mas, também e sobretudo, um excelente motivo para acelerar as mudanças necessárias e envolver Todos – empresas, ONG, escolas, entidades públicas e privadas, cidadãos ativos e conscientes, mas sobretudo os mais céticos e indiferentes – no processo de mudança.

Porque a sustentabilidade é um imperativo moral que a todos diz respeito, a comunicação da Capital Verde será assim um apelo permanente a que cada um de nós, individual e coletivamente, evolua. Siga os canais de comunicação lisboagreencapital2020.com/ e participe.

Filomena Costa
DIRETORA